domingo, 12 de outubro de 2008

O país do futebol





Certa vez, algum brasileiro disse: "Os ingleses inventaram as regras. Nós inventamos o futebol." A frase obviamente se refere ao futebol mágico e pentacampeão da seleção canarinho - em contraposição a uma seleção supostamente burocrática e apenas uma vez campeã.


No entanto, por mais que os ingleses reconheçam a superioridade da seleção brasileira ao English Team, o fato é que, ao menos no torneio nacional, a Inglaterra é extremamente superior ao Brasil. A Premier League é, sem sombra de dúvidas, o torneio mais forte e bem estruturado nos dias de hoje. Foi-se o tempo em que as ligas italiana e espanhola reinavam no futebol europeu, centro das atenções mundiais.


E mais: não seria a Inglaterra o verdadeiro país do futebol? Embora tenha uma população menor, a terra da Rainha possui 40.000 clubes de futebol, contra 13.500 brasileiros. A segunda divisão - lá chamada de First Division, sendo a Premier League a primeira - possui média de público 50% maior que a primeira divisão brasileira. O futebol profissional chega até 7 divisões - aonde jornais como The Guardian e The Times chegam a publicar seus resultados. São esses e outros motivos que provam o amor dos ingleses pela bola.


As últimas 4 finais da Uefa Champions League contaram com pelo menos um inglês em cada: o campeão Liverpool em 2005 e vice em 2007; o vice Arsenal em 2006 e a final entre Chelsea e Manchester United em 2008. A primeira previsão que posso fazer é que pelo menos um inglês deve estar em Roma no ano que vem. Qual? Impossível dizer.


No próximo post farei uma análise “téquinica” dos principais clubes ingleses.

Um comentário:

Luciano disse...

Foda é vc ver o Luciano do Valle dizer q enhum campeonato no mundo é tão om qto o brasileiro que é tão nivelado. Não vejo qual o lucro de ser nivelado por baixo, mas enfim....