terça-feira, 5 de maio de 2009

Campeonato paulista: um título perigoso.

Por Gabriel Castro


Passado mais um campeonato paulista e suas devidas comemorações (essa última em especial poderia ser definida como COMEMORAÇÃO), surgem novamente grandes dúvidas a respeito do seu campeão.

Não vejo o Corinthians como um grande time, apesar da última consquista. Na verdade, o próprio campeonato mostra algo pertinente nos últimos anos: os elogios ao campeão não duram muito. Com exceção do São Paulo, os últimos campeões paulistas não tem chegado a lugar nenhum durante o resto da temporada.

Seria absurdo dizer que o campeão paulista é sempre um time ruim, mas, é muito coerente afirmar que sua conquista não significa muita coisa e o campeonato em si não anima tanto, pelo menos para os clubes considerados "grandes".

No ano passado o Palmeiras foi o vencedor e mais uma vez houve empolgação além da conta, nessa oportunidade mais por conta da imprensa. Apesar do time possuir boa qualidade técnica, acabou na promessa durante a temporada ao ser eliminado pelo Sport na Copa do Brasil e quase nem garantir uma vaga para a libertadores desse ano ao terminar na quarta colocação do Campeonato Brasileiro.

Nos Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007, a "vítima" da vez foi o Santos. Apesar das duas conquistas do time praiano, ele acabou enterrado na areia. Em 2007, seu melhor ano, foi derrotado na libertadores pelo Grêmio e amargurou um vice no Brasileirão.

Pois bem, ficarei muito surpreso se o Corinthians conseguir algo de grande importância durante essa temporada. Creio que a equipe vai sofrer muito para garantir uma vaga na próxima libertadores, fato que já seria uma grande conquista.

Mas, de qualquer maneira, não quero tirar os méritos da conquista corinthiana. O time foi merecedor do caneco, pois não se ganha um jogo só em técnica ou tática. Os jogos mata-mata servem para provar isso, sendo a garra muita vezes a habilidade principal para vencer qualquer adversário. E não poderia deixar de apontar que o Corinthians teve uma "ajuda" fora da realidade nacional, algo realmente fenomenal. Porém, esse último fator dispensa comentários.


Apenas isso, o alerta está dado: muito cuidado!







Réplica. Por Marcelo Macedo

Não acho que seja motivo de 'alerta'.

E vou além discordando muito quando você diz que não vê o Corinthians como um grande time. Um grande time não garantiria uma classificação tão tranquila (não mais tranquila por puro relaxo) em um campeonato com times tão bem preparados como os que disputaram o Paulista desse ano e tampoco venceria os dois jogos contra o tri-campeão brasileiro reforçado.

E digo que não é motivo de alerta usando seus próprios argumentos:
o Santos foi vice-brasileiro em 2007. Acha pouco um vice-campeonato brasileiro? O mesmo vale para a colocação do Palmeiras no Brasileirão do ano passado, que ainda podia ir muito mais longe não fossem algumas cagadas do Luxa.

Vocês, são paulinos, estão muito mal acostumados. E não encarem isso como elogio. Uma hora ou outra, o São Paulo vai descer desse patamar de conquistas que se encontra no momento atual e se igualará aos demais times grandes. E aí será que esse discurso de que Paulista não significa muita coisa será mantido?
Asseguro que não.

Não estou dizendo que o Corinthians, por ser o campeão paulista, vai também ser campeão brasileiro e campeão de tudo em 2009. Mas no momento atual, provou ser o melhor time paulista. O que vier daqui pra frente só o futuro vai nos dizer.

2 comentários:

Marcelo B. disse...

Concordo com partes dos 2... pra mim, o que é fato por enquanto:

fato 1: Corinthians, como o Tchelo afirmou, é sim atualmente o melhor paulista. Prova disso é o campeonato, pela FORMA que desbancou SP e Santos nas finais.

fato 2: não é um time de encher os olhos como é por exemplo o Internacional (grande time brasileiro atualmente, pra mim, não pelo torneio vencido mas pelo elenco que tem. Tem um craque no ataque, um segundo volante excelente, mas carece em algumas posições, principalmente de peças de reposição.

fato 3: o SP desse ano é o pior desde o de 2005. Palmeiras é um bom time mas não muito confiável. E o Santos tem uma geração muito talentosa na frente mas não tem uma zaga firme e um meio defensivo bom.

fato 4: paulistão deste ano foi o mais fraco tecnicamente dos últimos anos. Exceção feita aos grandes, os times do interior nunca estiveram tão fracos, sem verba, sem estrutura nem cabeça (o paulistão mais difícil a meu ver foi o de 2007)

--
Bom, título invicto provou que o Corintians tá preparado para lutar pela vaga do G4 no brasileirão, pra mim tem condições de chegar. Título acho difícil, Copa do Brasil o meu palpite é faça a final contra o Inter (neste exato momento Ronaldo acaba de fazer 1-0 contra o Patético-PR), e aí qualquer um dos 2 podem ganhar.

Marcelo B. disse...

PS: no fato 2 me referi ao Corinthians na última frase, ficou ambiguo, sorry